Dois moradores idosos da Comunidade Boa vista.
A Boa Vista dos Negros é uma comunidade negra rural, situada no Município de Parelhas/RN, microrregião do Seridó. Na localidade Boa Vista, no município de Parelhas, existe um aglomerado de negros que, se diz, são remanescentes do famoso Quilombo dos Palmares. São os Negros do Rosário, elementos de uma pigmentação diferente, uma pele de um preto quase azulado. Eles cultuam danças e hábitos que vêm dos seus antepassados e vivem em comunidade como se de fato pertencessem a uma raça diferente. Chegaram a Parelhas certamente após a Libertação dos escravos, pela Lei assinada pela Princesa Isabel, quando ficou sem finalidade o Quilombo dos Palmares e seus residentes foram se dispersando, em grupos.

Trabalho musical realizado durante a pandemia, COVID-19. Todos os vídeos foram gravados pelos próprios participantes.

A coisa de fogo" é baseado na história da Lenda do Batatão, mais precisamente na versão da Comadre e do Compadre, onde curiosos e desavisados eram atraídos por uma chama de fogo vagando pela mata e que ao se aproximarem encontravam com um casal que lhes roubavam a alma.
O filme conta a história de João e Manuela, namorados há pouco mais um mês, que estão de partida para passar o final de semana no sítio dos avós de Manuela, Seu Tião e Dona Zefa, no interior do estado, mais precisamente na cidade de Canguaretama/RN. João é oficialmente apresentado à família e Seu Tião lhe conta uma das lendas mais famosas que assombra a cidade há anos, não percebendo neles os pequenos sinais de uma simples família de interior.

Mais um número entra para as estatísticas de um fenômeno estrutural que afeta mulheres de diferentes níveis sociais e regionais. Um encontro casual com ex-companheiro e na volta para casa algo trágico aconteceu em sua própria casa

A chegada de um garoto de fora causa reboliço na pacata São Miguel do Gostoso e acentua os dilemas adolescentes das irmãs Sophia e Manu.

No campo de cultivo ou no campo de futebol, Fabiano precisará encontrar sua própria essência.
Qual é o limite da sanidade? Mais importante ainda: como ela pode ser quebrada? Em tempos de incerteza e discórdia é onde se encontra a família de Wagner. Um pai de família, desesperado em conseguir um sustento, um "homem de honra." Como irá essa ilusão cair diante de seus olhos?
O pintor e escultor potiguar Iron Garcia cria obras com grafites em muros de parelhas. Utilizando técnicas realistas Iron Garcia não só expressa a sua mensagem, como também ajuda a tornar mais coloridos os muros cinzas das cidades.
Nas fissuras do que constitui a realidade, vive Renner. Um viajante do tempo que busca montar o quebra cabeça de sua história.
Na pequena cidade onde vive, as memórias do passado percorrem a mente e as ações de Ian.
O projeto “Compor: imersão criativa” nasceu da ideia da cantora Dani Cruz realizar um trabalho de construção colaborativa. A artista realizou um processo de imersão de três dias com os músicos Mônica Michelly, Silvia Calixto e Eduardo Taufic – no Sítio Morgado, em São José de Mipibu/RN – com o intuito de desacelerar e desconectar da rotina atribulada em que estamos imersos, e criar composições coletivas, gerando um novo produto cultural, o seu primeiro EP. Durante a imersão foi produzido um minidoc, coordenado pela equipe do Quilha Studio, mostrando cenas dos bastidores, possibilitando o conhecimento dos detalhes de todas as etapas de criação, unindo as artes visuais, cinema e música. E para finalizar o processo, após a imersão, o grupo partiu para a gravação das músicas no Studio Promidia.
“D’Oxun • Presente de água doce” é um documentário sobre a festa mais conhecida e esperada do Ilê Axé Afinká – Terreiro da Prata, a festa das Iyabás, em especial, de Oxun. É a junção dos saberes culturais tradicionais, com a modernidade das tecnologias e linguagens. O doc mostra além da beleza das festas das religiões afro-brasileiras, as tradições, a oralidade, os cantos, os preparativos, o cotidiano dos dias que antecedem as comemorações que findam em festa aberta ao público e o dia posterior onde encerramos o ritual. A Dofonitinha de Oxun do Terreiro da Prata, Gaby Varela (Adaayo), é quem narra essa memória, compartilhando um pouco das suas vivências e sentimentos enquanto artista e filha da senhora das águas doces. Com esse presente encerramos o calendário anual de festividades. Doce e com chave de ouro, brilhante como Oxun.
Dê Role com as Mina é um média-metragem de documentário produzido em Natal que conta a história de um coletivo de mulheres skatistas, suas histórias e a irmandade que construíram sobre o carrinho.
Seu Luiz navega no oceano de suas memórias deixando as lembranças falarem mais alto do que a realidade.

Este documentário é dedicado a todos que trabalharam para a realização do filme Boi de Prata, o primeiro longa-metragem de ficção genuinamente potiguar.

Mostrando 1–18 de 69 resultados