Dois moradores idosos da Comunidade Boa vista.
A Boa Vista dos Negros é uma comunidade negra rural, situada no Município de Parelhas/RN, microrregião do Seridó. Na localidade Boa Vista, no município de Parelhas, existe um aglomerado de negros que, se diz, são remanescentes do famoso Quilombo dos Palmares. São os Negros do Rosário, elementos de uma pigmentação diferente, uma pele de um preto quase azulado. Eles cultuam danças e hábitos que vêm dos seus antepassados e vivem em comunidade como se de fato pertencessem a uma raça diferente. Chegaram a Parelhas certamente após a Libertação dos escravos, pela Lei assinada pela Princesa Isabel, quando ficou sem finalidade o Quilombo dos Palmares e seus residentes foram se dispersando, em grupos.

Trabalho musical realizado durante a pandemia, COVID-19. Todos os vídeos foram gravados pelos próprios participantes.

O pintor e escultor potiguar Iron Garcia cria obras com grafites em muros de parelhas. Utilizando técnicas realistas Iron Garcia não só expressa a sua mensagem, como também ajuda a tornar mais coloridos os muros cinzas das cidades.
O projeto “Compor: imersão criativa” nasceu da ideia da cantora Dani Cruz realizar um trabalho de construção colaborativa. A artista realizou um processo de imersão de três dias com os músicos Mônica Michelly, Silvia Calixto e Eduardo Taufic – no Sítio Morgado, em São José de Mipibu/RN – com o intuito de desacelerar e desconectar da rotina atribulada em que estamos imersos, e criar composições coletivas, gerando um novo produto cultural, o seu primeiro EP. Durante a imersão foi produzido um minidoc, coordenado pela equipe do Quilha Studio, mostrando cenas dos bastidores, possibilitando o conhecimento dos detalhes de todas as etapas de criação, unindo as artes visuais, cinema e música. E para finalizar o processo, após a imersão, o grupo partiu para a gravação das músicas no Studio Promidia.
“D’Oxun • Presente de água doce” é um documentário sobre a festa mais conhecida e esperada do Ilê Axé Afinká – Terreiro da Prata, a festa das Iyabás, em especial, de Oxun. É a junção dos saberes culturais tradicionais, com a modernidade das tecnologias e linguagens. O doc mostra além da beleza das festas das religiões afro-brasileiras, as tradições, a oralidade, os cantos, os preparativos, o cotidiano dos dias que antecedem as comemorações que findam em festa aberta ao público e o dia posterior onde encerramos o ritual. A Dofonitinha de Oxun do Terreiro da Prata, Gaby Varela (Adaayo), é quem narra essa memória, compartilhando um pouco das suas vivências e sentimentos enquanto artista e filha da senhora das águas doces. Com esse presente encerramos o calendário anual de festividades. Doce e com chave de ouro, brilhante como Oxun.
Dê Role com as Mina é um média-metragem de documentário produzido em Natal que conta a história de um coletivo de mulheres skatistas, suas histórias e a irmandade que construíram sobre o carrinho.

Este documentário é dedicado a todos que trabalharam para a realização do filme Boi de Prata, o primeiro longa-metragem de ficção genuinamente potiguar.

Uma narrativa documental é proposta. Três militantes mulheres da Ocupação contra a PEC 241/255 são entrevistadas no movimento que foi consolidado na Reitoria da UFRN em 2016. Em meio a esta efervescência, surge uma figura masculina, seguindo a linha estética das outras entrevistas, mas que profere um discurso desconexo e reacionário, o qual não condiz com o que está sendo dito pelas garotas. No final do filme sugere-se que o jovem está em sua casa sob os cuidados de sua mãe.
“Evas” é um curta metragem em forma de um ensaio visual que explora e questiona a natureza feminina através de monólogos guiados por imagens, relatos pessoais e opiniões de diversas mulheres.

Um filme que surgiu a partir da vontade de documentar um fim de semana gostoso entre amigos, conversas diversas, vento e mar, na 6ª Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso - RN.

Um espaço mal utilizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte é ressignificado pelos alunos, professores e pela comunidade externa. O processo de ambientação e de ocupação desse espaço é o tema do documentário que foi produzido para a conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Com diversas entrevistas, fica enfatizado a importância de espaços como este nas comunidades, nos bairros, nas cidades ou metrópoles.

Em São Miguel do Gostoso, o místico percorre as encruzilhadas de uma nordestina com sobrenome justificável.
Um grupo de mulheres do litoral potiguar luta para que a arte da tecelagem do labirinto não seja esquecida. Em meio a muitas adversidades elas tecem o fio de suas próprias histórias.

A maternidade solo traz uma problemática importante a ser abordada: o protagonismo feminino na direção de uma família envolve questões voltadas à condução da vida social, afetiva e profissional das mulheres, mas também é cruzado por questões de gênero. A carga, estatisticamente comprovada, direcionada a essas mulheres, as conduz para uma série de deveres e compromissos que deveriam ser divididos com os homens, genitores dessas crianças. O termo “mãe solo” surge para designar aquelas mães que são as responsáveis principais pela criança; trazendo a reflexão de que a maternidade não tem relação com estado civil. O documentário pretende estimular a discussão sobre o tema, com um outro olhar sobre a maternidade – normalmente exposta pela grande mídia de forma romantizada ou heróica.

Na calada da noite em São Miguel do Gostoso, o medo e o mistério fazem morada debaixo de um cajueiro.
Desenvolvido por alunos do 3° ano do curso técnico integrado em Multimídia do IFRN - Cidade Alta no ano de 2017. O documentário resgata a vivência de funcionários da Rede Ferroviária Federal, com sede no bairro das Rocas (Natal - RN). A partir de diferentes perspectivas, de antigos funcionários, como guarda freios e seguranças, além de parentes diretos desses servidores, é retratada um pouco do funcionamento da antiga oficina de trens até a sua transformação na Unidade Rocas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mostrando 1–18 de 34 resultados