Memórias: dos trilhos ao ensino

201715m 33sLivre,

Desenvolvido por alunos do 3° ano do curso técnico integrado em Multimídia do IFRN - Cidade Alta no ano de 2017. O documentário resgata a vivência de funcionários da Rede Ferroviária Federal, com sede no bairro das Rocas (Natal - RN). A partir de diferentes perspectivas, de antigos funcionários, como guarda freios e seguranças, além de parentes diretos desses servidores, é retratada um pouco do funcionamento da antiga oficina de trens até a sua transformação na Unidade Rocas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Informações adicionais


O fio condutor do documentário é a aluna do IFRN Gabriela Teixeira, que é neta de um antigo funcionário, e cresceu ouvindo histórias do prédio onde hoje estuda. Com depoimentos de antigos funcionários da Rede Ferroviária Federal, que ainda moram no entorno do prédio.


Cidade de produção

Natal – RN


Ficha técnica

Entrevistados por ordem de aparição: Gabriela Teixeira, Gaspar, Ricardo, Severino, Valmir, Justino

Equipe Técnica: Ana Luiza Hollanda, Beatriz Moreira e Pedro Toscano


Outras informações técnicas

O documentário foi produzido durante o semestre de 2017.1, para a disciplina Projeto Integrador IV do curso Técnico Integrado em Multimídia do IFRN-Cidade Alta. O processo de procura dos entrevistados foi espontâneo, pois devido ao pouco tempo para a realização do trabalho, apenas a Gabriela e o Ricardo, foram contatados antes das filmagens. Os antigos funcionários foram achados por meio de indicação do Ricardo, que nos indicou onde morava o primeiro ex-funcionário, que indicou o próximo e assim por diante. Esse processo de entrevista e filmagem durou uma tarde inteira, onde já chegávamos com o equipamento (câmera T5I, Gravador Tascam) do IFRN e realizamos a gravação. Posteriormente o processo de edição e tratamento de som nos softwares do pacote adobe durou cerca de duas semanas.

Seja o primeiro a deixar uma avaliação “Memórias: dos trilhos ao ensino”

Ainda não há avaliações.